O que é coaching?

O que é coaching?

O que é coaching?

Pode-se definir coaching de diversas maneiras. A essência do coaching é: Ajudar uma pessoa a mudar da maneira que deseja, e a ir na direção que quer. O coaching apóia a pessoa em todos os níveis, para que se torne quem quer ser e seja o melhor que pode ser.O coaching cria consciência, capacita a escolha e produz mudança Ele revela o potencial de uma pessoa para maximizar seu próprio desempenho. Mais que lhe ensinar, o coaching ajuda-a a aprender.
Tradicionalmente, o coaching tem sido associado ao esporte. Todo atleta de ponta tem um coach, ou treinador. Nos últimos anos, tornou-se possível aplicar o coaching a qualquer área, nos negócios e em todos os aspectos da vida, assim como no esporte. Agora, é bastante normal que alguém procure um coach para ajudá-lo a alcançar suas metas, na vida e no trabalho. Coaching é uma parceria entre o coach e o cliente.
O coach ajuda o cliente a alcançar seus melhores dotes pessoais e a produzir os resultados que o cliente quer, em sua vida pessoal e profissional. O coaching garante que o cliente pode dar o melhor de si, aprender e desenvolver-se da maneira que deseja. O coach não necessita ser um especialista na área de trabalho de seu cliente.

É PROVEITOSO DISTINGUIR O COACHING DE OUTRAS ATIVIDADES SIMILARES:

MENTORING:
Mentoring é quando um colega sênior, considerado mais entendido e possuidor de mais sagacidade e conhecimento de mundo, dá conselhos e atua como modelo. O mentoring envolve discussões amplas, que podem não se limitar apenas ao contexto de trabalho. O mentor é um patrocinador, com grande experiência profissional no campo de trabalho de seu cliente. Tanto o mentoring quanto o coaching relacionam-se principalmente com a realizações no presente e no futuro.

COUNSELING: (aconselhamento)
No Counseling, trabalha-se com clientes que se sentem constrangidos ou insatisfeitos
com sua vida. Eles buscam orientação e conselhos. O counselor (conselheiro) trabalha para sanar o problema de um cliente.

TERAPIA:
A terapia trabalha com o cliente que busca alívio de sintomas psicológicos ou físicos. O cliente quer uma cura emocional e o alívio do sofrimento mental. A terapia lida com a saúde mental do cliente. O coaching lida com o crescimento mental do cliente. A razão para o cliente buscar terapia ou aconselhamento (counseling) normalmente é livrar-se de algum sofrimento ou desconforto, mais que avançar rumo a metas desejadas. O coaching não é corretivo, mas gerativo. Tanto a terapia quanto o aconselhamento (counseling) têm mais possibilidades de envolver o discernimento e trabalhar com as experiências passadas do que o coaching.

TREINAMENTO:
O treinamento é o processo de adquirir habilidades ou conhecimentos por meio de estudo, experiência ou ensino. O treinador, por definição, é o especialista e o treinamento provavelmente se enfocará em habilidades específicas para resultados imediatos. Além disso, o treinamento possivelmente funciona na base de “um para muitos”, mais que “um para um”.

CONSULTORIA:
O consultor fornece conhecimento especializado e soluciona problemas do negócio, ou desenvolve um negócio de maneira global. O consultor lida com a organização como um todo ou com partes dela, e não com indivíduos dentro dela. Os consultores só afetam os indivíduos de maneira indireta.

ENSINO:
O ensino transmite conhecimento do professor ao aluno. O professor sabe algo que o aluno não sabe. O coaching é exatamente o contrário. O cliente é o especialista e é o cliente quem tem as respostas, e não o coach.

Texto retirado do site: www.lambent.com/br